Vem aí a Seleção de Conselheiros 2021
Candidatos devem cadastrar o currículo no site Previ a partir de 31/8
No final deste mês de agosto, terá início a Seleção de Conselheiros 2021. Realizado anualmente, o processo tem o objetivo selecionar candidatos para preencher vagas nos conselhos das empresas nas quais a Previ é acionista. A escolha privilegia a diversidade de gênero, raça, formação e experiências profissionais, conforme princípios de melhores práticas de governança corporativa.
A partir do dia 31/8 os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar e/ou atualizar o seu currículo no site da Previ. acessando a seção Investimentos > Governança > Conselheiros > Sala de Conselheiros > Currículos.
Pré-requisitos
Podem se candidatar a conselheiro em empresas da carteira de investimentos da Previ participantes aposentados ou da ativa que possuam tempo mínimo de dez anos de experiência profissional, com mínimo de quatro anos em cargo de alta gerência.
No caso dos funcionários da ativa, somente será aceito o exercício dos seguintes cargos: presidente, vice-presidente e/ou diretor (equivalentes a cargos de 2º nível organizacional ou acima) e cargos classificados como alta gerência, conforme Referências Organizacionais do plano de funções do Banco do Brasil vigente listadas a seguir:
a) segmento gerencial: exercício efetivo de cargos com níveis de classificação 1º a 4º para as funções de confiança nas Unidades Estratégicas, Tática, Unidades no Exterior e Unidades Operacionais;
b) assessoramento: funções de confiança nas Unidades Estratégicas, Tática e Unidades no Exterior, com níveis de classificação 1º a 4º, e nas Unidades Operacionais, cargos com referência organizacional com nível de classificação 1º.
Candidatos externos, ou seja, aqueles que não são associados da Previ, devem ser autorizados pela alçada competente e possuir ao menos 15 anos de experiência profissional, e ter atuado, no mínimo, por dois anos em cargos de presidente/diretor ou por quatro anos em cargo de alta gerência.
Orientações complementares
Os documentos comprobatórios que já tenham sido encaminhados pelos candidatos não precisam ser reenviados, porém a comprovação de novas informações registradas será necessária.
Para cadastro e envio do currículo, o associado da Previ, aposentado ou funcionário da ativa do BB, deverá logar com sua matrícula (sem o DV) e com a mesma senha do Autoatendimento.
Os candidatos externos autorizados a participar do processo deverão utilizar o login e a senha de acesso ao site encaminhados pela Gerência de Participações Mobiliárias e Governança Corporativa (Gepar) da Previ. Em caso de perda ou esquecimento dos dados, é necessário encaminhar solicitação para o e-mail gepargovernanca@previ.com.br com nome completo e CPF.
Quais certificações serão aceitas na Seleção de Conselheiros 2021?
Confira a relação de certificações profissionais válidas no processo seletivo
O currículo da Seleção de Conselheiros 2021 prevê pontuação para certificações profissionais de reconhecimento no mercado, o que estimula uma busca pela atualização contínua de conhecimentos. Para que a pontuação seja atribuída a essas certificações, serão considerados válidos os certificados emitidos dentro do prazo de validade determinado por cada entidade certificadora.
Confira abaixo as certificações que serão aceitas no processo de Seleção de Conselheiros 2021 com o respectivo registro da alternativa no currículo: